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domingo, 31 de janeiro de 2016

O Melhor e o Pior da Semana (24 à 30/01)




O MELHOR DA SEMANA


A virada de Dante



Já falei inúmeras vezes (leia aqui) sobre a patetice de Dante (Marco Pigossi). Além de ser ridículo o fato dele ficar falando sobre todas as operações secretas da polícia para todos os seus familiares e aí, do nada, as informações vazavam, seu pai Romero (Alexandre Nero) e seu avô Gibson (José de Abreu) são os integrantes da facção que o policial tanto quer desbaratar e ele nunca desconfiou de nada. Tudo bem que Dante realmente não poderia descobrir tudo rapidamente, caso contrário, a novela acabaria, mas o autor João Emanuel Carneiro tinha que ter dado um tratamento melhor ao personagem. Do jeito que ficou, o policial virou um grande bobão, alheio a todos os acontecimentos da novela. 

Nessa semana, finalmente, rolou a grande virada na vida do policial, que descobriu que o pai é um bandido. O título do capítulo, aliás, foi um ótimo trocadilho: "O inferno de Dante". Marco Pigossi confirmou o bom ator que é demonstrando com brilhantismo toda a perplexidade de Dante ao ver Romero fazendo o símbolo de "Vitória na guerra" durante uma conversa com o Tio (Jackson Antunes). Foi impossível não ter sentido pena do personagem ao vê-lo desabando e chorando compulsivamente ao constatar que foi um idiota passando a vida inteira idolatrando um pai herói que não vale nada. Outra grande cena foi quando o policial segurou sua imensa raiva quando Romero colocou a mão em seu ombro, falando com o filho sem nem imaginar que ele já sabe sobre sua ligação com o crime. O olhar de ódio lançado pelo ator fez toda a diferença na cena, que marcou o recomeço da trajetória do personagem. Só que não precisava ser assim, né? Dante poderia ter sido ludibriado com mais esperteza. Agora que o policial já sabe de (quase) toda a verdade, JEC tem a missão de apagar esse lado ruim de Dante e torná-lo um herói de verdade. Deve isso ao público e, principalmente, ao ator.


Além de Pigossi, merece menção as atuações de Deborah Evelyn, Bárbara Paz, José de Abreu e Renata Sorrah nas excelentes sequências em que Nelita constata que Kiki está viva e as duas se abraçam, em choque; quando Kiki se volta contra o Pai, dando-lhe um tapa, após ele ironizá-la; e na qual Nelita surta após Gibson fazer uma verdadeira lavagem cerebral nela, deixando Nora desesperada e fazendo-a se revoltar contra o marido pela péssima maneira como trata a filha. Ah, também não posso me esquecer da pequena Letícia Braga, que faz a Aninha, filha de Kiki e Zé Maria (Tony Ramos). Ela também arrebentou. Aliás, A Regra do Jogo melhorou absurdamente. Prova disso é que o soooooooooooool da audiência finalmente brilhou e há de brilhar mais uma vez (leia aqui). Até as tramas paralelas se tornaram menos enfadonhas, principalmente depois que os núcleos da Adisabeba (Suzana Vieira) e da família do Feliciano (Marcos Caruso) se juntaram. Está um novelão! Imperdível!

Vivianne Pasmanter



Não teve pra ninguém. Vivianne Pasmanter dominou a semana em Totalmente Demais. Contida na medida certa e completamente segura na pele de Lili, a atriz foi totalmente demais nas sequências em que humilha Carolina (Juliana Paes) e termina tudo com Germano (Humberto Martins) após receber um vídeo dele dançando com Carolina, evidenciando todo o descontrole e a fragilidade emocional de sua personagem. Enquanto Lili sofria, Vivianne mostrou a baita atriz que é. E o que foi ela afogando as mágoas caindo no pagode e bebendo caipirinha? Impagável! Interessante que, apesar de amargurada e extremamente ciumenta, Lili sempre se mantém solar e briga pelo marido com dignidade, sem nunca descer do salto. Depois de anos sendo subaproveitada, Vivianne ganhou um papel de extrema complexidade e importância na novela das sete e está tendo o destaque que merece.


P.S.: Muito linda e fofa a cena protagonizada por Juliane Trevisol e Jéssica Ellen, quando Adele se declara para Lu, mas não é correspondida. Achei divertida essa trama da Lu com o aplicativo Sapeka e gostei da forma sensível como Totalmente Demais apresentou a história da Adele ser lésbica.

A Família Buscapé



Que Eta Mundo Bom! é uma delícia, isso ninguém pode negar. Mas a novela fica mil vezes melhor quando o foco da história sai da cidade e vai para o campo, onde vive a família à la buscapé de CUnegundes (Elizabeth Savalla). As situações inusitadas do núcleo (que é o melhor da trama) somadas as boas interpretações dos atores envolvidos, garantem cenas hilárias. O destaque dessa semana vai para a visita de Anastácia (Eliani Giardini) e Sandra (Flávia Alessandra) à fazenda em busca do paradeiro de Candinho (Sergio Guizé), deixando Cunegundes e toda a família apavorados. Era impossível não soltar uma longa gargalhada diante de toda a divertidíssima sequência.

Série especial sobre o câncer do JN



Nesta semana, o Jornal Nacional exibiu uma série de reportagens especiais sobre o câncer. A série não foca na doença em si ou na prevenção dela, mas na dificuldade de pacientes pobres que dependem do SUS para o tratamento da doença no Brasil. Os repórteres Graziela Azevedo e Ronaldo de Sousa entregam um trabalho bem pontuado e primoroso, sem apelar para o sentimentalismo ou exagero, dando espaço até para o governo apresentar sua defesa, expondo os dois lados do fato. Um ótimo trabalho que não poderia deixar passar despercebido e que merece sim muitos elogios.

Obrigado, Claudinha!



Com a entrada de Ivete Sangalo no The Voice Kids, as comparações com Claudia Leitte, jurada do The Voice Brasil, são inevitáveis. Uma é completamente diferente da outra e ambas têm seus fãs. Agora confundir uma com a outra é uma coisa quase imperdoável. Só que aconteceu na edição do domingo passado (24/01). Quem fez a gafe foi a candidata Larissa Carvalho. Ivete foi a única jurada que virou a cadeira para ela e, como é de praxe, rolou uma conversa entre as duas. Porém, no final, Larissa mandou um "Obrigado, Claudinha". Minha filha, onde já se viu comparar a diva com a piriga? A reação de Ivete foi bastante engraçada. A cantora levou na brincadeira e até chamou a Larissa de Gal Costa. Como eu disse na semana retrasada (leia aqui), Veveta voltou a mostrar porque é uma das melhores e mais carismáticas artistas brasileiras. Foi divertido e já entrou para a história dos melhores gafes da TV brasileira. De resto, o The Voice Kids segue sendo uma ótima atração.

Popstar do Spoiler



Há quem odeie spoiler, mas, acredite, há também quem ame. E o humorístico Tá no Ar resolveu brincar com este polêmico assunto. O Marcelo Adnet fez um videoclipe paródia da música Royals, da Lorde, interpretando um popstar fascinado por spoiler. O vídeo conta spoiler de tudo o que você puder imaginar. Tem Game of Thrones, Homeland, Psicose, Titanic, Harry Potter, House of Cards, O Sexto Sentido, Chaves, Chapolin, Lost, Betty, a Feia, Tieta, o reality show RuPaul's Drag Race e até mesmo Star Wars - O Despertar da Força e o final de Breaking Bad! Criativo e divertidíssimo!

O PIOR DA SEMANA


Humilhação de Atena



Giovanna Antonelli deu um show na sequência em que todas as suas vítimas se vingam da estelionatária? Sim! Foi uma cena densa e de tirar o fôlego? Sim! Mas eu achei exagerado e desnecessário todo esse acerto de contas. Atena foi vendada e amordaçada, xingada, levou tapa na cara, teve o cabelo cortado, levou cusparada, teve todo o seu dinheiro roubado e dividido entre as vítimas que prejudicou no passado, foi levada por um ex-marido para uma casa miserável, sendo obrigada a lavar um banheiro imundo em troca de água para beber e ficou amarrada numa coleira de cachorro. Ufa! Nem a Carminha (Adriana Esteves), que aprontou bem mais, sofreu tanto com a Nina (Debora Falabella)! Atena foi humilhada ao extremo desmerecidamente. Ok, ela já prejudicou muita gente, mas os golpes que Atena deu não representam nada perto da canalhice de Romero (Alexandre Nero). Ele sim merecia um castigo desses. Me falem que depois de toda essa humilhação a Atena vai fazer o Romero pagar caro por tê-la traído e virar a grande vilãzona da novela, por favor!

TV Fama e o cúmulo do ridículo



Estava eu mudando de canal essa semana quando me deparei com o TV Fama mostrando uma matéria sobre o dia da atriz Yasmin Brunet na praia. Até aí, tudo bem. Um flagra normal para um programa de fofocas. Mas o que era a narração em off disso? Reproduzo integralmente: "Olha Yasmin se bronzeando. (silêncio) Agora, ela virou para o outro lado. (nova pausa) Ela mudou de posição novamente. (nova pausa) Olha, agora ela está falando com a amiga. (nova pausa) Nesse momento, Yasmin está mostrando suas curvas". Sério? WTF?!! E a narração demorou uns três minutos, hein. Quanto tempo será que o cara que fez essa matéria demorou para se formar na faculdade?

Propaganda enganosa, excessiva e repetitiva da Record


Uma frase absurda foi dita durante o Hoje em Dia na quarta-feira (27/01) para divulgar Os Dez Mandamentos - O Filme, que estreou nessa quinta (28/01). "Completamente diferente da novela", essa foi a afirmação feita após a exibição de uma reportagem com astros da emissora de Edir Macedo que estiveram na pré-estreia da produção e teceram inúmeros elogios ao que viram. Ora, se a versão para as telonas nada mais é que um compacto do que fora mostrado na TV, com o diferencial de ter algumas sequências inéditas, como pode o longa ser "completamente diferente" da TV? Outro dia, na coluna da Patrícia Kogut, foi perguntado se, por acaso, a Record estava pensando em criar novos mandamentos. Diante de tantos absurdos, o que inclui inclusive uma bizarra "segunda temporada" da obra, é possível que sim. Fora essa questão, está simplesmente impossível assistir a Record nesses últimos dias. Diariamente, são matérias longas e repetitivas exibidas a exaustão em todos os intervalos e programas da casa com vídeos de várias celebridades, subcelebridades e longe-de-ser-celebridades tecendo elogios ao filme e quase obrigando o telespectador a comprar o ingresso, da Record se gabando dos números de bilheteria, de filas enormes do público indo assistir o filme nos cinemas... Eu sei que a propaganda é a alma do negócio, mas tudo tem que ter bom senso, né? Nem a Globo, com todo seu poder, se prestaria ao ridículo! Fora isso, ainda tem toda aquela história dos pastores da Igreja Universal fazerem campanha maciça para que os fiéis assistam ao filme e rolou até arrecadação de ofertas para que os frequentadores mais humildes das igrejas ganhassem suas entradas. Ou seja, para a Record conseguir que Os Dez Mandamentos bata todos os recordes de bilheteria nacional e (pausa para risos) mundial, vale tudo, até mentir para atrair o público. Pena que os pastores não avisaram aos fiéis que eles tinham que ir ao cinema na hora marcada no tíquete, porque até o número de curtidas do blog é maior do que o de pessoas assistindo o filme no cinema (veja aqui). Será que as cadeiras vazias nas sessões esgotadas estavam com problema de encosto?


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