Não perca nenhum dos nossos posts

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

É a Record quem dita as regras do jogo para a Globo?


A missão de A Regra do Jogo não era nada fácil. Além de recuperar os índices perdidos pela flopada Babilônia (o maior fracasso da história do horário das nove), a novela marcava a grande volta do autor João Emanuel Carneiro, responsável pelo fenômeno Avenida Brasil. Mas já era de se esperar que, mesmo tendo o peso de ser escrita pelo mesmo autor da novela de maior sucesso dos últimos tempos, o estrago da trama anterior não ia se desfazer da noite para o dia. E a nova novela estreou em meio a uma nova configuração nos números do horário nobre, já que a concorrência avançou com o naufrágio retumbante de Babilônia. E esta guerra pela audiência já está ganhando contornos de guerrilha (ou, se preferirem, de uma batalha épica de xadrez)!


Ao mesmo tempo em que Babilônia afugentou a maior parte do público, SBT e Record buscavam sua fatia de público dentro desta audiência perdida. No canal de Silvio Santos, a reprise de Carrossel deu conta do recado e, mesmo não apresentando nenhum tipo de perigo, tem sua audiência já estabilizada no Ibope. Já na Record, a novela Os Dez Mandamentos, apesar de não concorrer diretamente com a novela das nove, também angariou sua parte neste bolo. Pois A Regra do Jogo entra em cena justamente nesse momento complicado para a "Vênus Platinada".

Até aí, nada demais. A Record tem em mãos um sucesso legítimo (e merecido!) e colhe os louros neste momento (aliás, já fiz uma crítica sobre Os Dez Mandamentos bem aqui), enquanto a Globo tenta retomar sua soberania no horário. O problema é a maneira como esta guerra vem sendo travada. A Globo, que estava acostumada a ditar as regras do jogo (me perdoem pelo trocadilho!), fazendo com que as outras emissoras adequassem sua programação ao fim de sua novela principal, agora tem feito o mesmo. Logo na estreia, A Regra do Jogo começou 20 minutos depois do horário previsto para não bater de frente com a novela bíblica da Record. E o mesmo se repetiu ao longo da semana (menos às quartas-feiras, por causa do futebol, que tem hora pra começar). Enquanto isso, a Record estica até não poder mais sua novela. Esperar Os Dez Mandamentos terminar: essa é a regra do jogo para a Globo? A cada dia que passa a novela de João Emanuel está entrando num horário cada vez mais tardio. A novela das nove, que já foi das oito, agora começa as dez e só termina as onze. E olha que a Globo sempre foi fiel aos seus horários, hein!


Mesmo assim, atrasar a grade não parece ser a estratégia mais inteligente, afinal, a Globo tem empurrado seu produto principal para uma faixa em que os números de televisores ligados diminuem. Sem falar que é um tremendo desrespeito com o público, sacrificando o telespectador que trabalha cedo no dia seguinte. Por enquanto, A Regra do Jogo se mantém entre os 27 e 30 pontos. A novela estreou com a pior audiência de um primeiro capítulo do horário das nove de todos os tempos (31 pontos) e fechou com a pior média semanal de uma primeira semana do horário (27 pontos). Vale lembrar que a meta de uma novela das nove é de 35 pontos. Nos dois dias em que ela se enfrentou diretamente com Os Dez Mandamentos [na quarta-feira passada (02/09) e nesta terça (08/09)], por causa do futebol (que adianta toda a programação da Globo), ambas as vitórias foram apertadas: 25 contra 18 (no primeiro embate) e 21 contra 19 (no de ontem). Pronto. Foi o suficiente para várias manchetes catastróficas e sensacionalistas. Já tem gente até dizendo que A Regra do Jogo é a "nova Babilônia". Opa! Vamos com calma que não é bem assim!


A baixa audiência de Babilônia no início deveu-se porque a novela foi rejeitada. É fato que o beijo gay lá das senhorinhas lésbicas no primeiro capítulo fez o público mais conservador torcer o nariz para a trama e criando várias campanhas de boicote, mas a falta de um fio condutor e perfis atrativos também foram responsáveis pela fuga dos telespectadores. Com A Regra do Jogo é diferente. A novela é excelente, tem boa repercussão nas redes sociais, não teve nenhuma rejeição até o momento e é muito bem elogiada por público e crítica. Sua baixa audiência é motivada por dois grandes motivos: 1 - recebeu o horário na lama de Babilônia; 2 - Os Dez Mandamentos está em sua melhor fase. A Record, espertamente, guardou a fase mais esperada da novela para disputar com a trama global: a fase das dez pragas do Egito. Só na semana passada, com o desenrolar da primeira praga (a água virando sangue), a trama bíblica saltou da casa dos 15 para os 19 pontos (imagine quando abrir o Mar Vermelho!!!). Com isso, além do telespectador que já é fiel à novela, ela fisga ainda a parcela curiosa com as pragas do Egito, se aproveitando do fato da concorrente não ter tido tempo ainda para conquistar público com sua nova atração. Enquanto a trama atinge seu apogeu, A Regra do Jogo é lançada em um horário fragilizado. E quem está assistindo Os Dez Mandamentos, não vai largá-la agora para começar a se apegar com outra história. Não sei vocês, mas algo me diz que se a Record colocasse a fase das pragas contra Babilônia, aí mesmo que ela ia ganhar de lavada (mais um mérito de A Regra do Jogo)!


Infelizmente, o maior prejudicado nessa guerra pela audiência é o público. O espectador de Os Dez Mandamentos vê sua novela terminar cada vez mais tarde, enquanto o espectador de A Regra do Jogo acompanha sua novela das nove virar "novela das dez". E quem gosta da trama bíblica acaba sendo meio que "obrigada" a não assistir à trama global (ou vice-versa) justamente devido a essa grade "voadora" das emissoras. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o autor João Emanuel Carneiro encara de frente um sucesso da Record. Em 2008, A Favorita começou em baixa, pois encarava a segunda temporada do fenômeno Os Mutantes - Caminhos do Coração, que estava no auge. Se quiser saber como essa história terminou, basta clicar bem aqui. E mais uma vez um acerto da rival vira um problema para a Globo. Pelo jeito, agora quem dita as regras do jogo é a Record! Resta saber até quando. Os Dez Mandamentos termina dia 13 de novembro e em seu lugar vai estrear Escrava Mãe, que não será uma trama bíblica e relembrará os tempos de escravidão no Brasil. Será que ela conseguirá manter a alta audiência da saga de Moisés? Sim, porque a história da mãe da Escrava Isaura não tem o mesmo apelo dramático que uma história já famosa do Êxodo. Sem falar que A Regra do Jogo é uma novela muito bem escrita, bem feita e bem dirigida e, certamente, deve se recuperar (tal como A Favorita) na audiência em breve.


É como um jogo de xadrez. Tudo pode mudar a qualquer momento. Resta cada emissora saber jogar e ter a paciência necessária para fazer a jogada certa para conquistar o público. A única diferença é que essa rivalidade entre Globo e Record nunca termina após o xeque-mate!



5 comentários:

  1. GLOBO >>> SBT >>> MERDA >>> RECORD
    Já já essa emissorazinha do bispo cai de novo e vai voltar pro terceiro lugar

    ResponderExcluir
  2. "A regra dos bobos" cada dia leva uma chibatada de "Os dez mandamentos", chegou a ponto do João Emanuel Carneiro reconhecer o sucesso da novela da Record. A Rede Esgoto pira!kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Regra do jogo é uma sucessão de equívocos! Enredo mirabolante e confuso, sem lógica, sem uma linha de direção convincente. Muitos atores/atrizes deslumbrados(as) misturados a alguns genuinamente talentosos. Avenida Brasil deu certo com o seu "Divino", mas nem sempre as variações sobre o mesmo tema, dão certo. O Morro da Macaca é mais uma exploração sobre os menos favorecidos que residem em comunidades, e essa população ja não está mais achando graça em virar motivo de piada e depreciação constante :( Pra manter a linguagem que tanto vem sendo explorada: PERDEU, REDE GLOBO!

    ResponderExcluir
  4. até o momento, a trama não apresentou nenhum furo no roteiro. É absolutamente normal, uma história com tantos capítulos, apresentar alguma incoerência, ainda mais no caso desta novela, que mescla fatos bíblicos (que na teoria não podem ser alterados), históricos e fictícios. Mas neste caso ainda não apareceu nenhum erro grave. Pelo contrário, quem já conhece a história percebe que a autora costurou muito bem a trama e constantemente a enriquece com detalhes... coisa que verdades secretas não teve... por isso dez mandamentos merece sim o titulo de novela do ano e não verdades secretas pois esta apenas inovou em alguns aspectos.

    ResponderExcluir

Bora comentar, pessoal!

Poderá gostar também de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...